Uro-Oncologia
O sistema Urogenital pode ser sitio de vários tipos de Neoplasias:
• Câncer de Rim
• Câncer de Bexiga e Ureter
• Câncer de Próstata
• Câncer de Pênis
• Câncer de Testículo
No campo de Reconstrução Urogenital, destacam-se o
Câncer de Próstata e o
Câncer de Bexiga.
Câncer de Bexiga
A Retirada do Órgão e a Reconstrução Urinária
A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento de urina. Devido ao depósito de urina, muitas vezes com substâncias cancerígenas (como elementos do cigarro, por exemplo), nela podem-se desenvolver neoplasias.
O Câncer de bexiga pode ser dividido em superficial e invasivo. O câncer superficial pode ser tratado apenas com a ressecção sob visão através da uretra e aplicação de BCG intravesical. Já o câncer invasivo tem a capacidade de crescer e acometer outros órgãos ou se espalhar pelo corpo (metástases). Devido essas características, o câncer invasivo deve ser tratado de maneira radical, com a retirada da bexiga e, em alguns casos, também com quimioterapia ou radioterapia.
Após a retirada da bexiga, existe a necessidade de se reconstruir o caminho da urina para fora do corpo. Na reconstrução, utiliza-se um segmento de alça intestinal, e ela pode ser realizada de duas formas: um reservatório interno (continente) ou uma derivação para fora do corpo (incontinente). Cada uma dessas derivações têm uma indicação específica e individualizada para cada paciente, e devem ser discutidas durante a consulta.