menu mobile

TRATAMENTOS

Procedimentos Urológicos Diagnósticos

Biópsia de Próstata

A biópsia de próstata é indicada na suspeita clínica de neoplasia prostática. O exame consiste em retirar fragmentos da próstata e enviá-los para análise no laboratório de Patologia.

Os fragmentos são obtidos através de uma agulha especial, guiado por Ultrassom Trans-Retal. São retirados 12 fragmentos de locais específicos da próstata, que então são preparados e enviados para análise do Patologista.

Após o procedimento, pode ocorrer hematúria (sangramento na urina), sangramento nas fezes, dor no local da biópsia, hemospermia (sangramento no esperma). Esses sintomas são leves, podem durar até uma semana e não causam risco à saúde do paciente. Em menor frequência, pode ocorrer febre, calafrios ou retenção urinária (dificuldade ou impossibilidade de urinar). Essas complicações são minimizadas com a realização de um preparo antes de se realizar a biópsia.

Biópsia de Próstata Imagem 1

Este site é destinado a pacientes, para que os mesmos possam entender suas doenças e principalmente o seu tratamento. As melhores opções de tratamento devem ser discutidas com o médico assistente, e as informações aqui citadas devem ajudar a tirar as dúvidas durante uma consulta médica com Urologista. Discuta sempre com seu médico o tratamento proposto, todas as complicações possíveis e como evitar ou tratar essas complicações.
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total sem prévia autorização.