Incontinência Urinária
Fístulas Urinárias
Pequeno orifício que causa perda constante de urina
Fístulas são comunicações entre 2 órgãos que estão próximos, através de um orifício não natural. No aparelho urinário, essas comunicações podem ocorrer entre a bexiga e a vagina, entre a bexiga e o útero, entre a próstata e o reto, ou até mesmo diretamente para a pele. Podem ser causadas após cirurgias prévias devido a proximidade desses órgãos, ou então após infecções ou radioterapia para o tratamento de câncer.
Uma vez realizado o diagnóstico, o tratamento consiste em ressecar o trajeto da fístula e realizar o fechamento dessa comunicação. Muitas vezes, o tratamento é complexo, pois o tecido local é muito friável e frágil, sem vasos sanguíneos, oque dificulta a cicatrização, propiciando novamente a formação da fístula. Nesses casos, deve-se colocar um tecido saudável para sustentar o reparo, mobilizando-se músculo ou pedículos adiposos para ajudar na cicatrização.
As fístulas entre a bexiga e a vagina acarretam um vazamento constante e incontrolável de urina. Algumas pacientes podem confundir essa condição com incontinência urinária. Uma avaliação detalhada e um exame de cistoscopia podem diagnosticar e identificar o local exato da fístula. Dependendo da localização (mais próxima do introito vaginal) as fístulas podem ser corrigidas por uma incisão na vagina. Caso a fístula seja mais profunda ou mais complexa, deverá ser realizada correção por via abdominal.
As fístulas também ocorrem no sexo masculino, principalmente após uso de radioterapia para tratamento de tumores (próstata ou reto). Essa comunicação se dá entre os dois órgãos, e o tratamento é mais complexo, devendo-se utilizar um suporte para a irrigação sanguínea no local, sendo que a melhor escolha nesses casos são os retalhos musculares, em especial o músculo grácil (parte interna da coxa).