TRATAMENTOS
Hérnia Inguinal
Tratamento cirúrgico convencional ou robótico
Hérnia inguinal é uma fraqueza da musculatura abdominal, na qual observa-se um orifício que permite a passagem do conteúdo intra abdominal (alças intestinais, gordura peritoneal) para a superfície do abdome. O risco de uma hérnia ocorre quando esse conteúdo passa através do orifício, causando aprisionamento (encarceramento ou estrangulamento), podendo se tornar uma
O tratamento da hérnia consiste em corrigir o defeito da parede, com fechamento do orifício da hérnia e um reforço da parede com uma tela. Esta cirurgia pode ser realizada através da técnica convencional (com incisão no abdome, em que o corte deve ser suficiente para visualizar e palpar a região da hérnia, corrigir e colocar a tela) ou por técnica minimamente invasiva, onde a equipe cirurgica, por meio de pequenas incisões, coloca uma pequena câmera e instrumentos dentro do abdome e realiza a cirurgia com segurança. Com a tecnologia robótica, o cirurgião fica sentado em um console perto do paciente e opera através de pequenas incisões.
A vantagem de realizar a cirurgia robótica consiste em:
- As pinças especiais do robô possuem movimentos de angulação e rotação melhores que os da mão humana, permitindo ao cirurgião realizar pontos em diversas angulações para reparar a hérnia com maior precisão.
- O sistema possui também imagem em maior escala e permite ao cirurgião operar sob visão 3D de alta resolução dentro do abdômen do paciente.
- Maior controle dos instrumentais, permitindo movimentos mais precisos e eficazes.
- Menor dissecção da musculatura, causando menor dor no pós operatório e também recuperação mais rápida para as atividades diárias e prática de exercícios.
Com essa tecnologia, o sistema de cirurgia robótica possibilita a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos sob visão, precisão e controle aperfeiçoados, além de garantir uma recuperação mais rápida aos pacientes.