menu mobile

TRATAMENTOS

O Câncer e a Reconstrução Urogenital

O sistema Urogenital pode ser sitio de vários tipos de Neoplasias:

• Câncer de Rim
• Câncer de Bexiga e Ureter
• Câncer de Próstata
• Câncer de Pênis
• Câncer de Testículo

No campo de Reconstrução Urogenital, destacam-se o Câncer de Próstata e o Câncer de Bexiga.

Câncer de Bexiga

A Retirada do Órgão e a Reconstrução Urinária

A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento de urina. Devido ao depósito de urina, muitas vezes com substâncias cancerígenas (como elementos do cigarro, por exemplo), nela podem-se desenvolver neoplasias.

O Câncer de bexiga pode ser dividido em superficial e invasivo. O câncer superficial pode ser tratado apenas com a ressecção sob visão através da uretra e aplicação de BCG intravesical. Já o câncer invasivo tem a capacidade de crescer e acometer outros órgãos ou se espalhar pelo corpo (metástases). Devido essas características, o câncer invasivo deve ser tratado de maneira radical, com a retirada da bexiga e, em alguns casos, também com quimioterapia ou radioterapia.

Cancêr de Bexiga Imagem 1

Após a retirada da bexiga, existe a necessidade de se reconstruir o caminho da urina para fora do corpo. Na reconstrução, utiliza-se um segmento de alça intestinal, e ela pode ser realizada de duas formas: um reservatório interno (continente) ou uma derivação para fora do corpo (incontinente). Cada uma dessas derivações têm uma indicação específica e individualizada para cada paciente, e devem ser discutidas durante a consulta.

Cancêr de Bexiga Imagem 2
Este site é destinado a pacientes, para que os mesmos possam entender suas doenças e principalmente o seu tratamento. As melhores opções de tratamento devem ser discutidas com o médico assistente, e as informações aqui citadas devem ajudar a tirar as dúvidas durante uma consulta médica com Urologista. Discuta sempre com seu médico o tratamento proposto, todas as complicações possíveis e como evitar ou tratar essas complicações.
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total sem prévia autorização.